quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Cupcakes, presença garantida nas festas



Eles são pequenos, coloridos e, de uns tempos para cá, não podem faltar em nenhuma festa. Os cupcakes, bolinhos de porção individual que são uma tradição nos Estados Unidos, são a nova mania nacional. Em aniversários, arrumados como uma pirâmide, até substituem o clássico bolo. A decoração criativa e a multiplicidade de sabores faz com que eles sejam ainda mais desejados.

Aprenda a fazer um cupcake

“Os cupcakes sempre foram uma tradição americana”, diz a chef Carolina Pohlman, do Fa Fourmi. “Lá, são adorados pelas crianças, que brincam de criá-los”, diz ela, que chega até a enfeitá-los com folhas de ouro, dependendo da ocasião. No bufê Isabella Suplicy, em São Paulo,ele também sempre está entre os pedidos.

Os sabores são todos que a imaginação permitir. Chá verde, chocolate belga e até coco com tapioca. Mas não adianta, o campeão ainda é o clássico chocolate simples. Com cobertura e confeitos, claro, pois é uma marca do doce. “Há muitas referências, receitas e formas diferentes de preparo. Em qualquer coffee shop ou festa de aniversário infantil nos Estados Unidos são obrigatórios, pois permitem uma enorme variedade de sabores que agradam a todos os gostos”, diz a chef Fabiola Toschi, que lembra que eles podem até ser usados como lembranças de festas. “Ficam lindos, um verdadeiro mimo.”

Já o chef Daniel Simas, escreve em seu blog sobre sua paixão: "Resolvi experimentar fazer cupcakes depois de ter conhecido uma pequena loja na Califórnia. Pensei: isso é lindo! Toda a poesia da minha profissão está nele", diz.


Embora a receita seja simples, existem truques. “O grande segredo é não bater a massa mais que o necessário para que ele seja bem fofo, ensina Isabella Suplicy. Para ela, o bolinho é uma ótima opção para quando “não há pratos e nem garfos”. Mas, apesar de estar na moda, “não acabou com o reinado dos bolos”. “Bolos são mais atraentes, fáceis de servir e simbolizam mais o momento”, explica.

Foto de divulgação/Isabella Suplicy

Nenhum comentário: